Esse artigo foi apresentado no II People.NET in Education: Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação.
Título: DESAFIO ATIVAMENTE – A GINCANA DO RACIOCÍNIO Desenvolvendo o Raciocínio e Criatividade de Alunos do 5º Ano Do Ensino Fundamental, Com Ajuda e Motivação das TICs e Redes Sociais
Autor: Prof. Muriel Vieira Rubens Alves
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INTRODUÇÃO
Atualmente, em inúmeras
situações, o uso das tecnologias como ferramentas educacionais tem sido
reduzido a um ensino formalista e meramente instrucional. Uma realidade que
provém da falta de modernização e dinamização dos métodos de ensino. É evidente
que já não está mais em discussão a utilização ou não de tecnologias como
ferramentas de aprendizagem. Da mesma forma, sabemos que as TIC‟s são incapazes de trazer qualquer acréscimo ao processo educacional
apenas com sua presença na sala de aula, pois o avanço no campo tecnológico não
implica necessariamente em melhoria na educação. Acreditar nisso, é
incorrer em um erro comum, mas perigoso, que consome recursos, mascara o
ambiente educacional, e serve no máximo como ferramenta de marketing. Segundo
Mattar (2010, p.13):
Não é exagero dizer que boa
parte de nosso sistema educacional está, ainda hoje estruturada para conduzir
aquela fila de alunos sem face até o moedor de carne para um output de
lingüiças, como no videoclipe da música Another brick in the wall, do Pink
Floyd.
E, mesmo que o professor
considere a importância da utilização da tecnologia em seu planejamento de
aula, mas continue a utilizar antigos métodos unicamente instrucionistas estará
“colocando o vinho novo em odres velhos”. De acordo com Sancho (2006, p.16):
Teremos grande dificuldade de
tornar as TICs meios de ensino que melhorem os processos e resultados da
aprendizagem se os professores, diretores e assessores pedagógicos não
revisarem sua forma de entender como se ensina e como aprendem as crianças e
jovens de hoje em dia.
EDMODO
Sabemos que hoje, muitas crianças
crescem em ambientes totalmente envolvidos pela tecnologia. A socialização
destas crianças é muito diferente da que os professores tiveram no passado.
“Existe um amplo mundo de possibilidades cada vez mais interativas em que
constantemente acontece algo e tudo vai mais depressa do que a estrutura atual
da escola pode assimilar” (SANCHO e col., 2006, p.19).
Ao pretender-se fazer um bom uso
da tecnologia educacional, torna-se imprescindível analisar qual é o perfil do
ser humano hoje, em especial no que diz respeito à aprendizagem. Como
nossos alunos têm vivido meio à chamada Era da Informação? Veen e Vrakking
(2009, p.12) em seu livro Homo Zappiens, dedicado a esse tema, afirmam que: “as
crianças de hoje tem controle sobre o fluxo de informações, lidam com
informações descontinuadas e com a sobrecarga de informações, mesclando
comunidades virtuais e reais[...] de acordo com suas necessidades”.
Olhando para isso, começamos a
elaborar formas de uso das ferramentas de interação via web que pudessem
absorver as necessidades da escola e dos professores e ao mesmo tempo
oferecessem motivação aos alunos envolvidos. Ao mesmo tempo, as professoras do
5º ano do Ensino Fundamental levantaram a necessidade de trabalhar de forma
mais intensa o raciocínio das crianças. Daí, partimos para a elaboração de uma
gincana online.
Dentre diversas ferramentas
pesquisadas, encontramos no Edmodo, o preenchimento dos requisitos necessários
ao uso por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Por tratar-se de crianças de
no máximo onze anos, buscamos um ambiente que oferecesse:
ü Recursos desenvolvidos para educação
ü Opção de moderação
ü Ferramentas de controle de acesso
ü Adequação à idade
ü Aparência de facebook
ü Acompanhamento pelos pais
ü Envio de tarefas
ü Acesso sem o uso de e-mail
Durante as aulas das turmas nos
laboratórios de informática, todos os alunos se cadastraram no grupo criado no
Edmodo para dar início à gincana.
DESAFIO ATIVAMENTE
O Desafio Ativamente trata-se de
uma gincana entre todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Através do
ambiente online, com acesso individual, cada criança deverá responder aos
desafios que são selecionados por uma professora da série. A resposta deve ser
exclusivamente através do Edmodo e devem conter a justificativa do raciocínio.
Quanto antes responder, vale mais pontos. Os desafios são postados todas as
segundas-feiras e quem responder corretamente no mesmo dia leva vinte e cinco
pontos, no segundo dia vinte e assim sucessivamente.
Toda semana é publicado também um
ranking por aluno e por série o que serve ainda mais de motivação para o
próximo desafio.
Figura 1. Imagem de um dos
desafios
RESULTADOS
Temos observado a cada dia uma
grande motivação dos alunos em sua participação na gincana. A combinação da
competição com o uso de uma ferramenta que se parece com o facebook tem se
apresentado como uma boa opção para alcançar o objetivo pedagógico inicial: o
desenvolvimento do raciocínio lógico. No entanto, notamos que além disso, as
crianças tem usado o ambiente durante todo o tempo, trocando ideias e
informações com outras crianças da série, integrando-se socialmente e migrando
de outras aplicações da web onde fica mais difícil o acompanhamento dos pais.
Aliás, temos uma boa participação dos pais, que têm a opção de acompanhar tudo
o que o filho faz através de um código parental gerado pela ferramenta. São
colhidos bons depoimentos como o da mãe Cristina Vinticinque:
“Meu filho Fabrício, que está no
5º ano, adora desafios e tem ficado muito empolgado com as olimpíadas de
matemática realizadas no site Edmodo. Dia desses, ao explicar de que forma
havia solucionado o problema proposto, vimos a importância do aprender a
pensar, a buscar uma solução nem sempre tão convencional, mas que nos faz
raciocinar. É a tecnologia bem utilizada a nosso favor, tirando-os dos
facebooks da vida.”
A gincana termina em junho, com
um grande desafio a ser respondido no laboratório de informática. Serão
distribuídos troféus e medalhas para as crianças, mas nós, educadores, temos
certeza que todos sairão ganhando.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MATTAR, João. Games em
educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice
Hall, 2010.
SANCHO, M.J. e col. Tecnologias
para transformar a educação. Porto Alegre: ArtMed, 2006.
VEEN,W; VRAKING, B. Homo
Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: ArtMed, 2009.
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