A
presente experiência pretende mostrar os resultados do uso de uma Rede Social
criada à partir da plataforma Ning, chamada de Rede UP! Educação em Rede como
material complementar às aulas presenciais dos alunos da graduação do curso de
Administração de uma Universidade da cidade de São Paulo. Os conteúdos foram
gerados em páginas dentro de grupos
criados com o nome “Ensinando Marketing
nas Redes Sociais” como forma de material de apoio/complementar às aulas
presenciais, explorando os recursos hipermídiaticos que a plataforma
disponibiliza. O estudo também visa identificar o perfil netweaver dos membros
da rede.
Autor do Artigo: Luciane Chiodi Nogueira - Pesquisa apresentada no II People.NET in Education: Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação.
Para saber mais sobre essa pesquisa e receber o artigo completo em PDF, entre em contato comigo através do Email: luchiodi@hotmail.com
§ Redes Sociais
As redes sociais propiciadas pela web 2.0 é uma
contribuição muito importante para o fortalecimento da inteligência coletiva. O
potencial das redes de relacionamento para a construção da inteligência
coletiva é uma das marcas da web 2.0. Mattar (2007, pg. 80) afirma que as redes
sociais: “propiciam o estudo em grupo, oferecendo mecanismos para comunicação
com outros usuários, tais como fóruns, chats, e-mail, recados ou mensagens
instantâneas. Possibilitam também identificar pessoas que possuem interesses
similares aos nossos e assim, criar uma rede por afinidades”.
As redes sociais também favorecem a colaboração e a
participação e ainda permite que pessoas com os mesmos interesses comuns se
encontrem. Os sites de relacionamento deixaram de ser apenas um site onde as
pessoas se cadastravam com as suas características com o intuito de arrumar um
namorado ou namorada. Porém de acordo com Spyer (2007, pg. 71): ”Esse conceito
evoluiu para atender à demanda por relacionamento em outros níveis como o
profissional e o social, ou ainda por temas de interesse específico”.
A rede social mais conhecida no Brasil é o orkut, e
fora do Brasil é o MySpace, que oferece uma interface que agrega vários
conteúdos como: perfis, blogs, MP3, vídeos e fotos. No entanto existem outras redes de
relacionamentos, como o Facebbok que de acordo com Mattar (2007, pg. 108): “é
uma rede de relacionamentos voltada especificamente para estudantes de nível
superior”
Existe, ainda, o Elgg que é uma rede social voltada
para a educação, que oferece a cada aluno o seu próprio blog, seu repositório
de arquivos, um profile on-line e um
leitor de RSS, com graus diferenciados de privacidade. Por outro lado LinkekIn,
que é uma rede voltada para contatos profissionais (MATTAR, 2007).
Com a propagação da internet e o desenvolvimento
de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) estabeleceram-se novas e diferentes formas de contato humano
midiatizado por ferramentas tecnológicas; surge a partir deste ponto as Redes
Sociais Digitais. Que para Recuero
(2009, p,24): “essas ferramentas proporcionaram, assim, que atores pudessem
construir-se, interagir e comunicar com outros atores”
Hoje, de
acordo com Haravin (2005, p.19): Com o
auxilio das redes, os educadores podem
criar ambientes de aprendizagem eficazes, nos quais professores e alunos em
localidades diferentes constroem juntos
o entendimento e as competências relacionadas com um assunto comum”.
As redes sociais estão proporcionando novos padrões de contatos
interpessoais e com advento da
interatividade promovido pela WEB. 2.0.é
possível interagir com mundo,
desvendá-lo sem sair de sua casa, o que
para Haravin (2005, p.20): “aprender
em conjunto pode ser muito mais atraente e eficaz do que aprender sozinho” fato
motivador da criação da Rede Up! Com o intuito de ajudar os alunos na
obtenção/disponibilização de conteúdos, estimular debates em fóruns e a
interação entre os mesmos como uma forma de maximizar o
aprendizado.Acreditava-se que desta forma, os alunos conseguiriam obter um
aprendizado extraclasse relevante para a sua formação individual e
profissional. Buscando reduzir as dificuldades encontradas por estes alunos no
acompanhamento da disciplina de marketing, foi criada então a proposta de
solicitar trabalhos aos mesmos, e que a forma de entrega seria a postagem de
seus trabalhos (busca de materiais como por exemplo: vídeos, slideshares,
livros digitais sobre o assunto, artigos relevantes, ou o que a criatividade
fosse capaz de trazer na rede Up!. Esperava-se também, que dessa forma as
discussões acerca dos assuntos fossem alimentadas por mais tempo e que surgirem
assuntos decorrentes ainda dessa atividade que não foram discutidos em sala de
aula.
Para que fosse possível identificar um formato adequado de apresentação
deste conteúdo, foram estudadas previamente várias formas de se utilizar
adequadamente a rede social. E o formato mais adequado se apresentou como a
criação de grupos e dentro dos grupos a criação de páginas com o nome das
disciplinas e com utilização de fóruns de discussão.
Os alunos que participaram dessa atividade estavam cientes de que
a atividade em questão se tratava de material de suporte ao curso presencial e,
portanto, devia complementar atividades desenvolvidas peloprofessor em sala de
aula.
Toda a ação foi uma ação individual do professor, inclusive a
infraestrutura tecnológica de software e a criação da própria rede. A
infraestrutura de hardware foram os
alunos que utilizaram do local mais apropriados para eles. Nesta fase emergia a
maior dificuldade encontrada: fazer com
que os alunos entendessem que a forma de
disponibilizar o conteúdo era livre! Que a atividade consistia somente em fazer
uma pesquisa secundária sobre o tema na internet e disponibilizar na rede. A
intenção seria que os seus colegas tivessem acesso ao seu conteúdo
disponibilizado e também que o aluno realizasse a pesquisa e fixasse o conceito
desenvolvido em sala de aula.
Neste trabalho fica claro que concentramos as atividades dos
alunos em três grupos de atividade:
• Realização de Pesquisa Secundária acerca do assunto tratado em
sala de aula;
• Escolha e adequação das mídias;
• Compartilhamento dos seus conteúdos na rede
IV. Desenvolvimento do
projeto
A analise do desenvolvimento da Rede Up! Foi feita desde o dia 12
de Janeiro de 2012 até o dia 05/05/2012, totalizando 04 meses e 03 semanas. Pudemos então realizar
uma pesquisa quali-quanti o que nos possibilitou acessos a informações
relevantes para levantamento dos agentes inibidores e motivadores do Uso das Redes Sociais. Baseado em dados que a própria plataforma
disponibiliza e com uma pesquisa por amostragem de levantamento de dados
primários, com o uso do software: www.encuestafacil.com para todos os membros da Rede e o método de coleta foi realizado
através de link para a pesquisa enviado por Email. O tamanho da amostra
trabalhado na pesquisa foi de 70 respostas, num universo total de 200 membros
ativos na rede.
FASE 1 - PLANEJAMENTO DA
ESTRUTURA GERAL DO PROJETO
Nesta primeira fase do projeto buscamos detalhar levantar formas
de utilizar a rede social como material complementar/apoio às aulas
prensenciais. Analisamos a plataforma NING e formas de explorar suas
funcionalidades, como recursos interativos, navegabilidade, não linearidade
e hipertextualidade. Pensamos em como
disponibilizar os conteúdos sem os mesmos se misturar aos diversos assuntos
tratados na rede, definimos objetivos e formas de utilização e periodicidade de
atividades.
.
FASE 2 - PLANEJAMENTO DO CONTEÚDO: A FORMA DO
PRODUTO.
Nesta etapa realizamos um trabalho de pesquisa para definir com
maior clareza quais osobjetivos específicos de ensino/aprendizagem que seriam
alcançados pelos mebros da rede, conteúdos que seriam incluídos e os tópicos que seriam abordados.
FASE 3 - DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES
A partir dos planos instrucionais desenvolvidos na fase anterior e
foi selecionado o tema “Pesquisa de Observação”, onde foi solicitados aos
alunos que realizassem uma pesquisa secundária na Internet a respeito do
assunto e que fosse disponibilizado para o grupo criado as suas re-produções. O
material apresentado deveria ter características hipermídiaticas como: vídeo,
imagem, hipertextos, som e links para outros sites.
FASE 4 - AVALIAÇÃO
No final da elaboração de todas as atividades, foi realizada uma
pesquisa para averir aspectos determinantes da efetividade do uso da rede. Foi
elaborado um questionário disponibilizado virtualmente, onde a preocupação
central foi identificar aspectos
limitadores e motivadores do uso da Rede UP! Como material complementar às
aulas presenciais.
O que poderia ser feito para
a Rede ajudar na maximização do aprendizado?
- Mais clareza nas informaçoes.
Os links são dificeis de se encontrar.
- Postar um resumo das aulas
das aulas dadas e se ainda sim o aluno continuar tendo duvidas abertura de
uma bate papo junto com o professor
- Penso que a participação de
um forum que debata conteúdos previamente postados é a melhor forma de
construção coletiva do conhecimento.
- No meu ponto de vista, a
Rede Up! deve buscar um maior engajamento dos profissionais da Educação,
quem sabe com atuação corpo a corpo em instituições de ensino e
secretarias de Educação.
- Acho que poderia melhorar a
visualização.
- Seria interessante um
simulado online para cada tema abordado.
- Motivar os participantes a
compartilhar suas experiências na rede.
- Mais, material visual para
podermos acessar, e um mini msn(on line) para duvidas urgente poderem ser
respondidos com mais rapidez.
- Classificação por Área de
forma que fosse possivel fazer uma busca na rede somente por assunto que
interessam o estudante, busca por perfils que tenham a mesma formação.
- Muito difícil opinar uma vez
que tudo depende muito da interação e interesse rede usuário
- Assuntos mais genéricos.
Menos opções (tela mais limpa)
- nserir artigos relacionado
às questões de marketing e sobre atualidades.
- Na minha opinião, a rede up poderia
disponibilizar aulas gravadas de professores. Elabora
mais atividade em os aluno que utilizam a rede.
- implificar a estruturando deixando
apenas os elementos efetivamente necessários.
- Criar um tutorial ou manual de usuário
da rede
- Ter salas de bate papo com discursão
sobre temas nominimo uma vez na semana.
- Ter um jeito mais fácil de acesso e uma
melhor divulgação
- Fosse disponibilizado todos os conteudos
do semestre de marketing nesta rede, mais facil para ser acessado. mais
interação com os usuários. envio de newsletter.
- Gostei bastante e acredito muito nessa
forma divertida de interação por meio da internet, aprender de forma
eficaz, e o importante é postar sempre conteudos que ajudem os alunos a se
desenvolverem cada vez mais.
- Palestras para escolas e divulgação
- O site é otimo.
- Ainda não tenho sugestões
- Uma análise das coisas que são postadas,
para não ser só um lugar onde coloca-se várias coisas aleatórias.
Do que você mais gostou da
Rede Up?
- Informações, são bem valiosas, para quem
faz MKT
- A rede permite que eu tenha tudo que
preciso em um único local
- A rede permite que eu troque idéias e
informações com meus colegas
- A rede permite que meu estudo seja
enrriquecido com filmes, textos, artigos etc
- A comunicação
- As postagem de vídeos e outros materiais
de varias pessoas.
- Conteúdos
- Da atualização das informações ref. a
Marketing
- Da idéia de juntar pessoas com mesmo
interesse
- Da interface
- Da maneira simples e fácil de postar
vídeos e links tendo pessoas qualificadas para entender tal. Da
possibilidade de interação entre pessoas com foco na educação.
- Da proposta de discutir sobre um assunto
emergente na Educação e na Comunicação.
- Da variedade nos assuntos.
- Das informações que são disponibilizadas
de graça aos alunos.
- Diversidade de opiniões e conteúdos.
- Dos Curso que são disponível na rede.
Facilidade de comunicação e interação
- Facilidade de navegação.
- Gostei da sua formatação, fácil para
acessar.
- Gostei do perfil dos participantes,
acredito que tem muito a contribuir.
- Muitos vídeos e artigos e textos
interessantes sobre marketing e empreendedorismo
- Nada.
- O fato de ser uma rede social voltado
para educação. Pela dinâmica e interface
Fatores Inibidores de utilização das
Redes Sociais como agente de fixação da aprendizagem.
- Tempo e falta de interesse.
- A dificuldade para encontrar os assuntos
e postar informações
- Falta de tempo.
- O fato de não ter tantos cases do uso de
Redes Sociais na Educação. Mas, pretendo implementar as ferramentas para,
num futuro próximo, contribuir mais com a instituição e com a própria Rede
Up!. . A atual disciplina de marketing,e arquivos que ajudam na
compreensão da disciplina.
- Falta de tempo.
- Não fui motivada a acessar todo dia,
pois a rede ainda se encontra muito parada na comunicação.
- Não sei.
- Falta de tempo, fato da rede ser nova,
não ver tanta necessidade de está participando ativamente, pois a internet
hoje em dia disponibiliza de outros meios para também obter conhecimento.
- Falta de tempo
- A regularidade de assuntos e os assuntos
abordados. Tempo, nem sempre tenho acesso à internet no meu trabalho.
Falta de tempo.
- Vários inibidores alguns relacionados e
outros não com a rede UP. - Cultura - Alunos não tem o habito de ler e do
auto-desenvolvimento - Metodologia - Alunos não sabem estruturar processos
de aprendizado - A rede UP ainda não disponibiliza um manual de
auto-desenvolvimento - A rede up ainda não disponibiliza um manual do que
precisamos ou não aprender e em que grau de profundidade devemos aprender
- Motivação Todas as redes não
disponibilizam uma metodologia ou abordagem pedagógica motivadora do
aprendizado
- Poucos acessos e falta de assuntos
diários que tenham discussão.
- Tempo
- Falta de tempo
- Tempo e só conheci há 15 dias. nenhum
- A QUESTÃO É QUE NÃO SOU DE USAR MUITO AS
REDES SOCIAIS...
- TEMPO.
- Falta de tempo
- A tela inicial não é muito interessante,
poderia ser mais organizada
Sugestão de potencialização
do uso das Redes Sociais no aprendizado
- Facilidade e conteúdo simples mais com
informações importantes.
- Acho que poderia ser postado alem do
resumo das aulas a correção da prova pois assim ficaria mais fácil para os
alunos que não foram bem estudar
- Pessoas mais competentes em algum
assunto fomentando aprendizado a um grupo de interessados.
- Formar grupos pequenos de discussões
presenciais periódicos (por exemplo, mensais) para que os membros
trocassem mais informações e, assim, construíssem conteúdo em conjunto
para a rede.
- colocar alguns exercícios, vídeos aulas
ou até mesmo vídeos relacionados ao conteúdo trabalhado.
- Não sei.
- Compartilhando as experiências e
trabalhos de quem compõe a rede social.
- Discussão de assuntos da atualidade,
expor vídeos que saem na mídia sobre determinado assunto e estimular um
debate, parcerias com instituições de ensino para utilizarem a rede,
divulgação em meios de comunicação.
- Conteúdo atrativo Comunicação
interessante e fácil Diversidade
- A ferramenta deve ser revista (ser mais
limpa e fácil de usar). Ela tem opções demais e um usuário não deve ficar
se preocupando em configurá-la. Os assuntos devem ser atualizados
regularmente, coerentes e diversos. É preciso ter estética visual,
profundidade adequada (nem pouco nem muito) e de alguma maneira fazer com
que seja natural a colaboração com seus membros.
- Excelente a idéia do aplicativo de
celular, pois a maioria das pessoas acessam a internet pelo celular de
qualquer lugar.
- Criar aplicativos para o celular ou
tablet; - Disponibilizar curso dinâmicos, como por exemplo os que o CIEE,
disponibiliza para os alunos; - Disponibilizar apostilas; - Criar um
espaço, com informações de palestras, eventos, entre outros.
- Possuir mais atividades entre os aluno
de diversor cusor com exatas e humanas
- Assuntos diários, com discussões sobre
cada tema especifico.
- chamando a atenção dos estudantes,que
geralmente estão correndo e pouco interessados
- disponibilizar conteúdos e podermos
fazer os trabalhos através da rede.
- interagindo cm o aprendente
- Cada vez mais temas atuais chamam a
atenção dos jovens, a utilização continua de vídeos também.
- É difícil para a pessoas aderirem pois o
Brasil não ta acostumado... mais tem essa interatividade com os alunos e
professores ... passa matérias e tira dúvidas com chat talvez melhore para
a adaptação...
- MAIOR DIVULGAÇÃO, NAS REDES SOCIAS
- Não tenho sugestões
- Não tenho sugestões no momento
FASE V – IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL
NETWEAVER DOS ENTREVISTADOS
Utilizou o modelo encontrado no trabalho de Lave e Wenger, que
ilustram como os membros se incorporam nas comunidades utilizando os princípios
da participação periférica. Os autores deste trabalho sugerem cinco tipos de
trajectórias de aprendizagem numa comunidade:
Periférico (ex: Visitante) - Participação externa e
não-estruturada.2.Para o Interior (ex: Novato) – O recém-chegado investiu na
comunidade e tem em vista a participação total.3.De Dentro (ex: Visitante
Regular) – Participante totalmente empenhado.4.Na Fronteira (ex: Líder) – Um
líder que tem a seu cargo a gestão dos membros e as suas interacções.5.De Saída
(ex: Veterano)
– Processo de abandono da comunidade devido a novos
relacionamentos, novos cargos, novos interesses, novos objectivos.
Trajectória de aprendizagem -
Participação em comunidade onlineExemplo - YouTubePeriférico (Lurker)– Observa
a comunidade e o seu conteúdo. Não adiciona à comunidade conteúdo nem
discussão. O utilizador visita
ocasionalmente o YouTube.com para ver um vídeo que alguém aconselhou.Para o
Interior (Novice) – Início da participação na comunidade. Começa a fornecer
conteúdo. Tentativa de interacção em algumas discussões. O utilizador comenta
vídeos de outros membros. Potencialmente coloca um vídeo da sua autoria.De Dentro
(Regular) – Fornece à comunidade conteúdo e discussão de uma forma consistente.
Interage com os outros membros. Regularmente coloca vídeos. Vídeos seus ou que encontrou. Realiza um esforço
concertado para comentar e votar os vídeos dos outros membros.Na Fronteira (Leader) – É reconhecido com um
participante veterano. Contacta com os membros "De Dentro" para
chagar a ideias conceptuais. A comunidade tem em grande consideração as suas
ideias. O utilizador é reconhecido como um membro a estar atento. Possivelmente
os seus vídeos são podcasts a comentar o estado do YouTube e a sua comunidade.
O utilizador não considera ver vídeos de outros membros sem os comentar.
Regularmente vai corrigir o comportamento de outro membro que considere
inapropriado. Vai também referênciar vídeos de outros utilizadores nos seus
cometários, como forma de relacionar conteúdo.De Saída (Elder) – Deixa a
comunidade por várias razões. Os seus interesses mudaram. A comunidade tomou um
rumo com o qual ele não concorda. Falta de tempo. O utilizador tem agora um
novo emprego que lhe retira demasiado tempo para manter uma presença constante
na comunidade.
CONCLUSÕES
Analisando tecnicamente concluímos
que as características hipermídiaticas que a Rede Social estudada proporciona é
um fator relevante para o desenvolvimento de atividades e fixação de
aprendizado. Entenda-se por características hipermidiáticas : interatividade,
navegabilidade, não linealidade e hipertextualidade.Além dos aspectos da
plataforma, também identificamos alguns aspectos que podem inibir o uso da
rede, tais como: falta de tempo, falta de acesso à internet, o local de estudo
não libera o acesso à redes sociais. Outro fator determinante e inibidor do uso
é a dificuldade que os alunos encontraram para buscar e postar informações e a
falta de de manual de utilização da rede e de auto-desenvolvimento.
Devemos considerar as os
seguintes aspectos como agentes motivadores do uso das redes sociais na
aprendizagem: Replanejar o layout da
rede de forma aos membras encontraem informações com mais facilidade, postar um
resumo das aulas dadas e abertura de bate papo para tirar dúvidas, criação de
simulados online para cada tema abordado
e disponiblização de aulas gravadas por
professores.
Observando agora os aspectos instrucionais podemos começar fazendo
uma reflexão acerca dos desafios que
ainda precisam ser ultrapassados para a perfeita utilização das redes sociais
na educação. O primeiro desafio observado é uma mudança de comportamento dos
alunos e dos professores, que estes em grande parte estão habituados as redes sociais como forma de se
relacionarem e de lazer. Fazer com que os mesmos as utilizem e as explorem em
toda a sua potencialidade ainda é um aspecto cultural a ser trabalhado, o que
requer tempo. Nosso estudo ainda mostrou
que algumas instituições ainda bloqueiam o uso da rede, o que demonstra que a
gestão não tem consciência do poder instrucional das redes sociais.
Considerando ainda que o professor tenha interesse em utilizar-se destas
novas tecnologias da comunicação e informação, falta orientação adequada de
como utilizar todas as ferramentas de forma adequada e eficiente.
Analisando os resultados das respostas dos alunos ao formulário de
avaliação da rede , podemos observar que:
ü
80% dos entrevistados gostariam
de obter um aplicativo para celular;
ü
70% dos entrevistados é do sexo
feminino
ü
40% dos entrevistados tem de 20 a
24 anos
ü
40% das Instituições em que o
entrevistado trabalha ou estudo bloqueia o acesso às redes
ü
100% dos entrevistados disseram
que é possível utilizar as redes sociais como plataforma de ensino aprendizado.
ü
80% disseram que os materiais
disponibilizados foram úteis
VI. Bibliografia
RAQUEL, Raquel Redes Sociais Digitais: São Paulo: Editora Sulina,
2009.
HARASIN, Linda Redes de Aprendizagem: São Paulo: Editora SENAC,
2005.
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KUROSE, James F. Redes de computadores e a Internet: uma abordagem
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LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999
O’REILLY, Tim. O que é web 2.0: Padrões de Design e modelos de
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SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que
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VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na Educação. O potencial
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ZUFFO, João Antonio. A sociedade e a economia no novo milênio: os
empregos e as empresas no tubulento alvorecer do Séceulo XXI, livro 1: a
tecnologia e a infossociedade. Barueri,
2003
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