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terça-feira, 30 de setembro de 2014

TWITTER COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Artigo apresentado no II People.NET in Education: Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação.

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Autores do Artigo: Jefferson de Oliveira Balduino, Karine Lôbo Castelano e Jame de Oliveira Balduino 





TWITTER COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ll


RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo mostrar a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs,) principalmente da ferramenta Twitter, envolvendo os conceitos de redes sociais para o ensino-aprendizagem dentro do contexto acadêmico, apresentando seus benefícios. Como metodologia, foram aplicados questionários na Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz, em uma turma do 9º ano do ensino fundamental II. Os resultados mostraram que as redes sociais ajudam a criar conexões entre os atores, fazendo com que estes tirem o máximo de conhecimento para construírem o aprendizado. O uso do Twitter ajuda na interação entre alunos e professores, que compartilham pensamentos e disseminam informações sobre o que as pessoas pensam, tendo, portanto, feedback rápido. Tendo em vista os dados desta pesquisa, fica clara a necessidade de um planejamento estratégico da administração da escola e do corpo docente para que haja um resultado satisfatório. Com isso, a escola ganhará na qualidade do serviço prestado pelos professores, com a adaptação de novas tecnologias.


1 INTRODUÇÃO
É cada vez mais indispensável o uso da internet e suas ferramentas de comunicação no processo de ensino-aprendizagem, seja de maneira direta, utilizando o computador na sala de aula, seja por meio de pesquisas feitas por alunos em casa ou em lan houses.
A educação evolui à medida que as tecnologias vão surgindo e, aos poucos, estão sendo inseridas para facilitar no processo de ensino-aprendizagem, de forma a ajudar os profissionais da educação. Não se trata de um processo de substituição e sim de complementação, onde educadores e alunos terão diversos benefícios quanto às novas formas de metodologia de estudo, como por exemplo, o uso do Twitter para fornecer informações sobre um determinado conteúdo em uma disciplina. Ajuda também a criar facilidades para todos que precisam de capacitação para se manter no mercado de trabalho. Com esse avanço global, é importante que os educadores se preparem para utilizar as TICs e as Redes Sociais de forma correta, visando atingir os objetivos e garantir ao aluno um ensino de boa qualidade.
Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo mostrar a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), principalmente da ferramenta Twitter, envolvendo os conceitos de redes sociais para o ensino-aprendizagem dentro do contexto acadêmico, apresentando seus benefícios. Como metodologia, foram aplicados questionários na Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz, em uma turma do 9º ano do ensino fundamental II.

2 AS REDES SOCIAIS E AS TICs NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
As redes sociais estão cada vez mais presentes na educação como recurso extra para o processo de ensino-aprendizagem e, para isso ocorrer de forma consistente, usam-se as tecnologias da informação e da comunicação (TICs).
Uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) (WASSERMAN; FAUST, 1994; DEGENNE; FORSÉ, 1999). Hoje em dia, é comum alunos utilizarem algum tipo de dispositivo no ambiente escolar, como os PDAs (Personal Digital Assistant), notebooks, celulares, entre outros. Assim, a ideia é utilizar-se dessas tecnologias no cotidiano da escola para trabalhos, aulas, atividades internas e externas, fazendo com que os alunos mantenham conexões entre eles e com outras pessoas para ampliarem seus conhecimentos.
As tecnologias são criadas e, portanto, estão disponíveis para serem utilizadas, contribuindo para que educadores e alunos possam compreender e entender os diversos processos que os ajudam a ter melhor desempenho escolar, como é o caso dos sites de redes sociais, que ajudam no compartilhamento e distribuição de conhecimento. Várias atividades poderiam ser desenvolvidas por meio do uso das TICs em redes sociais, propondo, por exemplo, discussões na web, e troca de informações usando chat e/ou sites de redes sociais – como é o caso do Twitter, exemplificado no próximo tópico.

3 TWITTER COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
É cada vez mais indispensável o uso da internet e suas ferramentas de comunicação no processo de ensino-aprendizagem, seja de maneira direta, utilizando o computador na sala de aula, seja por meio de pesquisas feitas por alunos em seus computadores em casa ou em lan houses.
O Twitter foi fundado em 26 de março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone. Surgiu em uma reunião, durante um brainstorming (tempestade de ideias). Logo depois, formou-se um conceito global sobre o serviço que seria oferecido e que tinha como finalidade enviar mensagens curtas por meio de dispositivos móveis, onde as pessoas poderiam responder imediatamente.
A palavra Twitter apresenta dois significados: “uma pequena explosão de informações inconsequentes” e “pios de pássaros”. Trata-se de um microblogging que permite enviar atualizações contendo apenas texto com no máximo 140 caracteres, sendo um novo meio de comunicação para as redes sociais.
“O que você está fazendo agora?” Tal pergunta caracteriza o serviço de tal forma que todos saibam o que outras pessoas estão fazendo, incluindo empresas, escolas, entre outros estabelecimentos.
Tendo isso em vista, os principais objetivos dos usuários da rede social Twitter são: ler notícias; manter-se informado; saber aonde os amigos vão; divulgar os posts; e divulgar eventos.
Por ser um serviço que usa apenas 140 caracteres, o Twitter faz com que os usuários escrevam de forma compacta suas informações, levando em consideração o significado das informações que serão postadas. Com isso, é possível observar uma internet mais inteligente, capaz de lidar com contextos e interpretações. O uso das hashtags (que divulgam informações no Twitter e ao mesmo tempo as organiza) contribui para esse processo, no qual colabora para que os mecanismos de buscas procurem por conteúdos específicos, já que a união das informações relacionadas a um determinado conteúdo pode gerar conhecimento na rede social, com a ajuda das novas tecnologias.


4 METODOLOGIA
Tendo em vista os objetivos deste trabalho, foi escolhido o survey como método de pesquisa. Segundo Babbie (2005), os métodos de survey são utilizados para estudar uma amostra da população e, desse modo, obter estimativas sobre sua natureza. Para Babbie (2005), o objetivo do questionário é obter informações para análise, permitindo alcance rápido a um grande número de participantes.
Nessa perspectiva, os questionários foram aplicados na Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz, situada na cidade de Muriaé/MG. Foram selecionados alunos do 9º ano do ensino fundamental II, pois são os que têm melhor maturidade para lidar com as ferramentas.
O questionário, elaborado com base no trabalho de Hirsch (2007), abrange questões que fornecem dados sobre os professores, os alunos e a escola, a saber: formação dos professores, o tempo em que se está trabalhando na escola, as atividades realizadas, os níveis de ensino contemplados com essas atividades, os recursos disponíveis para a realização das aulas, as necessidades dos professores, bem como o conhecimento e interesse dos alunos nas TICs. Depois de obtidos os dados primários, iniciou-se a etapa de codificação e tabulação dos mesmos para posterior análise dos resultados.
Para alcançar os objetivos deste estudo, optou-se por adotar uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Segundo Babbie (2005), a pesquisa descritiva tem como objetivo primordial escrever as características de determinada população, bem como dos processos sociais e realidades vivenciadas e construídas por elas.
Foi aplicado um total de 46 questionários na escola escolhida. A seleção dos informantes foi feita com os critérios de “acessibilidade”, determinado por Vergara (1998). A acessibilidade refere-se à seleção dos informantes de acordo com as possibilidades de acesso.
As informações coletadas, bem como a análise dos dados, serão abordadas no próximo tópico.

5 ANÁLISE DOS DADOS
Segundo a diretora da Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz, “o modelo de ensino-aprendizagem é a valorização do aluno como um todo, ou seja, o foco é o aluno”. Ela acredita que a inclusão das TICs é muito importante e que traz novos tipos de conhecimentos para as salas de aula, inclusive o amadurecimento dos alunos e professores. A escola teve interesse pela pesquisa, pois um dos problemas apontados pela diretora foi a falta de informação de alguns, que não sabem utilizar os computadores e os programas. Para a diretora, a inclusão de uma rede social poderia contribuir para o aprendizado do aluno, já que os professores poderiam adotar algumas metodologias, como tarefa para casa, caso o aluno possua computador e/ou uso do laboratório de informática em pequenos grupos.
A escola possui dois laboratórios de informática, cada um composto por 10 computadores. Um laboratório tem o sistema operacional Windows instalado nos computadores e outro tem o sistema operacional Linux. Ambos os laboratórios possuem ferramentas para tarefas escolares e acesso à internet, mas a conexão é lenta, fazendo com que o acesso não seja frequente.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância do uso das TICs, principalmente da ferramenta Twitter, envolvendo os conceitos de redes sociais para o ensino-aprendizagem dentro do contexto acadêmico, apresentando seus benefícios.
As redes sociais ajudam a criar conexões entre os atores, fazendo com que estes tirem o máximo de conhecimento para construírem o aprendizado. O uso do Twitter ajuda na interação entre alunos e professores, que compartilham pensamentos e disseminam informações sobre o que as pessoas pensam, tendo, portanto, feedback rápido.
A partir dos resultados deste estudo, fica clara a necessidade de um planejamento estratégico da administração da escola e do corpo docente para que haja um resultado satisfatório. Com isso, a escola ganhará na qualidade do serviço prestado pelos professores, com a adaptação de novas tecnologias.
Como fase seguinte deste trabalho, pretende-se aplicar um projeto aos alunos do 9º ano, bem como inseri-lo aos outros ciclos da mesma escola a fim de se trabalhar com a interdisciplinaridade. Tal projeto deve mostrar as principais vantagens de se utilizar o Twitter e analisar as melhores ferramentas para integrar ao serviço. Pode-se dizer que o laboratório de informática é pouco aproveitado porque faltam ideias, motivação e treinamento, mas com o um projeto criado e as etapas serem seguidas disciplinadamente, ajuda a tornar as aulas mais animadas, dando confiança e autonomia aos professores.

Para baixar o artigo na íntegra e ter acesso as tabelas e a pesquisa realizada clique aqui

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
DEGENNE, A.; FORSÉ, M. Introducing Social Networks. Sage Publications, London, 1999.
HIRSCH, I. Música nas séries finais e no ensino médio: um survey com professores de Arte/Música de escolas estaduais da região sul do Rio Grande do Sul. 2007. Dissertação (Mestrado em música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo, Atlas, 1998.
WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social Network Analysis: Methods and Applications. Cambridge, Massachusetts: Cambridge University Press, 1994.

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