Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mobilidade e redes sociais: um grande aliado para a educação.

Pessoal esse artigo também  foi submetido e apresentado no II People.NET in Education: Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação e encontra-se disponível na Revista People.NET.

Autor: Alexandre Campos Silva (palestrante do 3 People.NET)


A tendência de crescimento de acesso à Internet por dispositivos móveis como 
celulares,  smartphones e tablets, conectados a nova arquitetura de Cloud Computing, 
possibilitam a integração de aplicações Web 2.0 com redes sociais. Cada vez 
mais os usuários  postam  conteúdo e usam aplicativos via algum dispositivo móvel. 
Trata-se de uma grande oportunidade para a educação também!


A popularização de PCs, Smartphones, Tablets e banda larga fixa e móvel.
De acordo com o estudo IDC Brazil Quarterly PC Tracker 4Q2011, 55% dos PCS vendidos em 2011 no Brasil foram notebooks e netbooks e 45% são desktops (PCs de mesa). A IDC (2012) prevê que serão vendidos 2,2 milhões de tablets, 17,6 milhões de PCs e  15,5 milhões de smartphones no Brasil em 2012. É muito interessante observar como o benefício da mobilidade leva ao aumento de venda de notebooks/netbooks no mundo dos PCS e como a venda de smartphones se aproxima da venda de PCs rapidamente em 2012. A tendência é que já em 2013 ou 2014 serão vendidos mais Smartphones do que PCs.

Esta tendência de compra de dispositivos móveis ao invés de dispositivos fixos como um PC de mesa ou um telefone fixo mostram como a população se acostuma rapidamente com o conforto da mobilidade para se comunicar e se conectar a Internet de qualquer local através de dispositivos móveis.
Segundo a IDC (2012), o Brasil atingiu 30 milhões de lares com pelo menos um PC e o número conexões banda larga fixa no país atingiu mais de 18 milhões em 2011 segundo a Anatel.
A análise destes números expressa claramente o desejo de nossa sociedade de estar cada vez mais móvel e conectada abrindo possibilidades para se comunicar, interagir, ir as compras, reclamar, acessar serviços, se divertir, publicar conteúdos e porque não estudar?

As redes sociais, os vídeos, os smartphones e as aplicações móveis (mobile Apps)
Segundo o Social Bakers, o Facebook atingiu 488 milhões de usuários que acessam a rede social via dispositivos móveis em Abril 2012 num universo de 901 milhões usuários do Facebook. Mais da metade dos usuários já se rendeu a facilidade de acessar o Facebook via algum dispositivo móvel, Interessante observar nesta estatística que o Brasil já tém mais de 15 milhões de usuários móveis no Facebook. Este estudo considera usuários móveis aqueles que acessam o Facebook via celular, smartphone ou tablet. O Japão, a Africa do Sul e a Nigéria,  por exemplo, apresentaram indíces de acesso móvel ao Facebook maior de 70% dos usuários.

Mas não é somente para compartilhar fotos nas redes sociais que as pessoas estão cada vez mais acessando a Internet, elas estão criandos cada vez mais conteúdo seja em texto, imagens ou em com vídeos publicados no Youtube. Segundo o ComScore Video Metrix (2011), somente no mês de março de 2011, 35,9 milhões de brasilieros assistiram a video online na Internet. 

As pessoas estão baixando mobile Apps em seus smartphones e tablets, e enviando SMSs com seus celulares mais simples. Muitos usuários de Internet Banking passam a usar aplicativos dos bancos para realizar transações bancárias. O comércio eletrônico acostumado com as compras pelo computador apresenta um aumento muito grande de compras feitas pelo smartphone: um exemplo publicamente conhecido é o caso da Amazon.com.  Além dos games que se tornaram populares desde as primeiras gerações de celulares, muitos outros serviços como reserva de bilhetes aéreos, ingressos de cinema/shows entre outros despontam com o aumento de acesso móvel seja pela Internet ou via aplicações móveis instalados no smartphones ou tablets.  Os smartphones são na verdade mais completos e muitas vezes possuem mais funcionalidades que nossos PCs de mesa. Afinal de contas, os smartphones da Apple, Nokia, RIM ou Samsung entre outras marcas, são uma combinação de diversos equipamentos em um só:  eles são telefones, máquinas fotográficas, filmadoras com High definition, TV, GPS, reprodutores de música em formatos digitais, “plataformas de vídeo games”, navegadores, “ferramentas de Instant Messaging”, plataformas de “webconference”, e com milhões de aplicações disponíveis nos permitem criar/editar arquivos em formato Microsoft Office como se estivemos em nossos velhos PCs de mesa. Com todas estas funcionalidades, fica realmente fácil compreender as mudanças de hábitos da nova geração em relação a gerações passadas que se acosturam a usar um PC em uma mesa de casa ou do escritório.  A mobilidade faz com que usemos os smartphones desde parques públicos, supermercados, carros, ônibus, metrôs, pelas ruas e qualquer lugar onde o sinal da operadora de telecomunicações nos permita.
Vale ressaltar que os smartphones não significam necessariamente a morte imediata do bom e velho SMS que  continua a disponibilizar serviços interessantes para seus usuários e também continuará co-existindo com as “mobile apps” pelos próximos anos.

Novas possibilidades de colaboração para a educação com mobilidade e redes sociais.
Segundo JENKINS (2009), a facilidade de nos conectarmos usando dispositivos móveis é uma das características do desenvolvimento da cultura participativa.  A nova geração de crianças já nascidas na era do celular apresentam algumas características muito fortes da cultura participativa como destaca o estudo da Pew Internet & American Life project onde praticamente 1/3 dos adolescentes criaram algum conteúdo usando mídias digitais e se sentem muito confortáveis para entrar e sair de comunidades online com muita facilidade para compartilhar informações e ajudar a resolver problemas e questões colocadas nestas comunidades. SANTAELLA e LEMOS (2010), ressaltam que os colaboradores que se conectam a um grupo social, geram valor para o grupo e esperam como consequencia ganhar valor pelo reconhecimento do grupo.

Na minha opinião, a cultura colaborativa da Web 2.0 que propiciou a de massificação dos blogs, dos “mash-ups”, a popularização do compartilhamento de informações foi um incentivo fundamental para uma nova geração de autores em busca de debates com leitores em nichos específicos. Com a tendência de massificação de acesso a aplicações e comunidades, via celular, smartphone e tablet, certamente esta cultura participativa ganhará uma maior frequência de participação e trará novos usuários para os debates nesta cultura participativa que aproxima as redes sociais do mundo móvel.

Novos modelos desta cultura participativa mencionada por JENKINS (2009) aparecem em novos modelos de colaboração que ganham vida com o desenvolvimento de novas aplicações que propiciam e facilitam a colaboração de pessoas em busca de conhecimento ao redor do mundo.
Neste congresso de Redes Socias, apresentamos um caso bastante interessante do modelo de aprendizagem de línguas disponibilizado pelo site LiveMocha.com. O LiveMocha.com é um exemplo prático desta cultura participativa com objetivo de aprendizagem de línguas.  Os usuários da comunidade que desejam aprender uma língua estrangeira como aluno, podem fazê-lo, gratuitamente, desde que tornem-se também professores, e usando seus conhecimentos de sua língua nativa e dediquem tempo para ajudarem outros usuários aprendizes nesta língua.

Este modelo do LiveMocha.com que integra os recursos de tecnologia de rede social, chat e web conferência ganhou mais de 12 milhôes de adeptos no mundo, dos quais mais de 2 milhões no Brasil, segundo SILVA & KIMURA (2012).

Esta cultura participativa está apenas no começo e irá se massificar de fato quando as aplicações existentes e criadas para serem acessadas por PCs via Internet passem a ser integradas a redes sociais como o Facebook (ou outras) e começem a ser a migrar para serem utilizadas via celulares,  smartphones e tablets. Os anos de 2012 a 2014 certamente serão preciosos para o surgimento destas aplicações que integrem Website com Mobile Apps e Redes sociais numa sociedade cada vez mais conectado e “always on” segundo o NEW MEDIA CONSORTIUM (2011). As pessoas passam a ganhar um tempo antes ocioso para poderem se dedicar a temas de interesse que incluem de lazer, diversão, trabalho e estudo e aprendizagem. Imaginem só o potencial para uma população das capitais brasileiras que gasta cada vez mais tempo no trânsito em automóveis ou no transporte coletivo. Acredito fortemente que existe um espaço tremendo para ser ocupado para expandir o tempo dedicado fora da sala de aula para novas aplicações para estudo e aprendizagem. Professores empreendedores ou empreendores educadores tém uma grande oportunidade para criarem novas aplicações móveis ou comunidades com fácil  acesso móvel para fascinarem estudantes de todas as idades a aproveitarem melhor seu tempo para aprender, debater e refletir a respeito de temas de interesse.

Para aqueles que tiverem um relato de caso, um artigo ou uma idéia empreendedora, compartilhe conosco através do faleconosco@congressoredesocial.com.br ou luchiodi@hotmail.com para publicarmos aqui no blog ou mesmo apresentar no 3 Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação.


Bibliografia
ANATEL. Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações. Disponível em <http://www.anatel.gov.br>. Acesso em 10/03/2012.
COMSCORE. ComScore Video Metrix - Online Video Viewing Behavior by Market March 2011. Disponível em <
http://caudalonga.wordpress.com/2011/05/04/359-milhoes-de-pessoas-assistiram-31-bilhoes-de-videos-no-brasil/>. Acesso em 04/005/2011.
IDC - International Data Corporation. IDC apresenta as pervisões para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação em 2012.
Disponível em < http://www.idcbrasil.com.br/news.asp?ctr=bra&year=2012&id_release=2212>. Acesso em 10/04/2012.
JENKINS, Henry et al. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st century. Massachussets: MIT Press,
2009.
NEW MEDIA CONSORTIUM. The NMC Horizon Report: 2011 K-12 Edition. Disponível em <http://www.nmc.org>. Acesso em 08/10/2011.
SANTAELLA, Lucia e LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. 1ª edição: São Paulo, Editora Paulus, 2010.
SILVA, Alexandre Campos & KIMURA, Renato. Colaboração e aprendizagem de línguas na Internet: o caso Livemocha. São Paulo: Congresso
Redes Sociais, 2012. Disponível em <http://www.congressoredessociais.com.br>. Acesso em 01/06/2012.
SOCIAL BAKERS. Facebook Hits 488 Million Mobile Users. Disponível em <http://www.socialbakers.com/blog/554-facebook-hits-488-million-
mobile-users-infographic/>. Acesso em 11/05/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário