Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Aprendizagem em Redes Sociais é tema de Congresso em São Paulo


Organizadora do 3º Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação diz que é hora de parar de lutar contra as redes sociais e usá-la a favor da educação!

O 3º People.NET in Education: Congresso de Redes SociaisAplicadas à Educação, que vai acontecer no dia 05 de Dezembro de 2014 na Faculdade Rio Branco, em São Paulo, terá como  tema o “Educador Netweaver”, ou seja, o Educador como um tecelão de redes de conhecimento e aprendizagem dentro e fora de sala de aula. Ao longo do  dias, serão realizados debates, palestras, painéis e apresentação de papers, comunicações e relatos de casos de todos os níveis de educação (Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Ensino de Línguas e apresentações livres) para expor e discutir conceitos teóricos e experiências práticas sobre o seguinte eixo temático: Competências, Posturas e Técnicas do Educador das novas gerações.

Para Luciane Chiodi, organizadora do congresso, chegou a hora de o professor parar de lutar contra o uso  das redes sociais e começar a  planejar atividades em que os estudantes utilizem essas plataformas pedagogicamente, tanto dentro quanto fora da escola. Segundo ela, discussões como as que serão levantadas durante o evento estimulam os docentes a usarem a criatividade para desenvolver atividades interessantes e instigantes com o uso das Redes Sociais. Essas atividades podem ir desde uma breve pesquisa sobre o assunto que estão estudando até a gravação de entrevistas em audio e vídeo pelos próprios alunos para discutir os temas abordados em classe.



“Entre nossos objetivos estão a construção de um diálogo entre pesquisadores da área e professores dos ensinos fundamental até a educação corporativa, para que eles possam encontrar subsídios teóricos e pedagógicos que possibilitem suas práticas frente aos estudantes de diferentes níveis de escolaridade”, explica Luciane. Para isso, o evento reúne nomes importantes, como o professor da PUC/SP e representante do Google Education Brasil – Alexandre Campos Silva que fará a palestra de encerramento às 16h30.

Entre os palestrantes também estão Jose Armando Valente, professor doutor  da UNICAMP e da PUC/SP da área de Multimeios NIED e Currículo Educação, que fala às 08h30 sobre  O Educador Netweaver: coordenando contextos de aprendizagem.   José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo, vai abordar os O Educador e as novas Mídias, às 9h30.

Está previsto também dois painéis: Sobre Educador Digital e a Educação Híbrida  que contará com a presença  de Jose Carlos Antonio (assessoria técnica e pedagógica para o Instituto Paramitas, Instituto Crescer, Fundação telefonica-Vivo, Fundação Iochpe, Todos pela Educação) Renata Simões (Fundação Vanzolini)  e Olavo Nogueira Batista Filho (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo). 

O segundo painel abordará o assunto:  O Educador e a Sala de Aula Invertida , que contará com a presença de  Valdenice Minatel  M.  Cerqueira (Colégio Dante Alighieri/SP, Juliana Gregory Cavalcante (Fundação Lemann) e Rainer Marinho da Costa (Consultor Educacional e Pesquisador de Educação Híbrida).

Algumas das outras atividades ainda não estão com horários definidos. No entanto, as apresentações de papers, comunicações e relatos de casos  já têm hora marcada, das 13h às 16h30.

Os valores para se inscrever no congresso é de e R$ 485. Vale lembrar que os trabalhos apresentados por docentes e pesquisadores que tiverem a qualidade reconhecida serão publicados na revista People.NET  e disponibilizados para consulta pública pela internet. Para mais informações e inscrições acesse o site do evento.


Fale com a equipe organizadora do evento: faleconosco@congressoredesocial.com.br ou contato@congressoredesocial.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário