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sexta-feira, 21 de novembro de 2014

WEBMEETING COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO MÉDICO NAS REDES SOCIAIS

No 3º People.NET in Education: Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação, serão apresentados trabalhos do Brasil todo sobre essa nova geração e como os educadores devem trabalhar com esse novo perfil!

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Esse artigo foi apresentado no II People.NET in Education: Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação.

Título: WEBMEETING COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO MÉDICO NAS 
REDES SOCIAIS

Autores: 
 Barbara G. Silva
Kaline M. C. Medeiros
Solange Arruda
Melina C. Gandra
José Marcelo A. Oliveira


Resumo 

O webmeeting tem sido utilizado de forma crescente como uma ferramenta eficiente para transmitir 
conhecimento de forma prática, sem número limitado de participantes, sem limites geográficos e com menor custo que um evento presencial. Composto de aulas interativas, o programa Webmeeting Fleury foi criado e iniciado em julho de 2011 para promover a atualização de médicos clientes de forma virtual. O público-alvo dessa iniciativa recebe o convite por newsletter eletrônica e pelas redes sociais para assistir às aulas, que são transmitidas ao vivo e, assim, permitem a interação direta dos espectadores com os palestrantes. De acordo com levantamentos feitos até a primeira semana de maio, esse conteúdo já totalizou 4.572 acessos, com média de 482 participantes por aula, de diferentes especialidades médicas e localidades. Em síntese, o projeto mostrou ser um recurso moderno e de alcance global, possibilitando à empresa divulgar conhecimento científico de qualidade a um número expressivo de médicos. 

Palavras-chave: aula interativa, multimídia, Fleury. 



CONTEXTO 

Com o crescimento dos centros urbanos e os consequentes problemas de deslocamento, tem sido cada vez mais difícil mobilizar profissionais de diferentes segmentos a comparecer a eventos. Na outra ponta, o avanço tecnológico possibilita uma proximidade entre as pessoas nunca antes experimentada, independentemente de localização geográfica. Nesse contexto, os eventos virtuais, como o webmeeting, vêm ganhando espaço e respeito em todas as áreas do conhecimento humano, inclusive na Medicina. 

Por ser uma apresentação interativa, que combina videoconferência e troca de informações ao vivo por meio da internet, o webmeeting tem algumas vantagens sobre os eventos presenciais, como a praticidade na realização, o alcance global e a possibilidade de ter um número ilimitado de participantes, com crescente audiência à medida que a aula permanece disponível no site. O formato ainda favorece a participação de palestrantes remotos, o que pode facilitar a integração de profissionais de outros países aos eventos por um baixo custo, além de possibilitar a utilização de ferramentas de enquete para diversas finalidades, a exemplo de avaliação da iniciativa e dos palestrantes, de sugestão de temas de interesse e de outras informações. Por fim, mesmo sendo ministrada a distância, a aula também permite um relacionamento direto da empresa que promove os eventos com seus clientes. 

Em seus mais de 85 anos de existência, o Fleury tem sido um grande gerador de conhecimento médico, uma vez que sempre atuou na pesquisa e no desenvolvimento de novos métodos diagnósticos e, acima de tudo, sempre prezou a troca de experiências entre seu corpo clínico e os médicos clientes. Para cumprir esse compromisso com a educação continuada da comunidade médica, a empresa veio usando, ao longo do tempo, desde o contato informal e telefônico com os médicos, passando pela distribuição de boletins, manuais e livros e pela realização de eventos presenciais, até as mídias mais modernas, como a internet e as redes sociais. 

PROJETO 
Seguindo a linha da interatividade, a área de Educação Médica do Fleury criou, em julho de 2011, o Webmeeting Fleury, um programa composto de aulas transmitidas ao vivo, de um estúdio terceirizado, que possibilita a interação entre os médicos participantes e os palestrantes. Os temas são definidos em conjunto com a área de Planejamento Estratégico de Especialidades Médicas e Marketing da empresa, levando-se em conta os novos produtos e serviços oferecidos na área de diagnóstico médico, de forma a manter os médicos atualizados sobre as evoluções nessa área e auxiliá-los no uso racional das novas tecnologias disponíveis. As aulas são ministradas por especialistas do corpo clínico do Fleury com a presença de um moderador, também médico, que recebe as perguntas dos participantes e as direciona para os colegas responderem ao vivo, além de incrementar a discussão sobre o assunto com questionamentos e comentários pertinentes. 

Os médicos recebem o convite para participar dos eventos por meio do facebook, na página do Fleury para médicos, e de uma newsletter eletrônica, com um link para seu cadastro que exige CRM e especialidade – afinal, a transmissão ao vivo não é aberta ao público não médico. Vale adicionar que a divulgação das aulas também é feita no site do Fleury. 

RESULTADOS 
Até abril de 2012, o programa teve nove aulas nas áreas de Endocrinologia, Cardiologia, Hematologia, 
Gastroenterologia, Hematologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Medicina Fetal e Ginecologia, e um total de 3996 médicos diferentes cadastrados no programa (figura 1). Uma vez que esse conteúdo fica disponível na internet, o programa totalizou 4.572 acessos no mesmo período, com média de 482 participantes por evento (figura 2). 

Figura 1 – Crescimento progressivo de acessos e de médicos cadastrados 

Figura 2 - Número de participantes por evento

Se analisadas as diversas especialidades ginecologistas, clínicos, cardiologistas, endocrinologistas, pediatras e médicos de outras áreas da medicina,provenientes de todo o Brasil, de acordo com o mapa abaixo (figuraEquador, Uruguai, Bolívia, Peru, Argentina, Moçambique, Panamá, Portugal e Estados Unidos. 

Para ter uma ideia do que esses números representam em termos de abrangencia, num congresso nacional de especialidade, os laboratórios e outras empresas de saúde não conseguem reunir mais que 200 especialistas em uma sala de aula, evidentemente tendo de investir em toda a infraestrutura que a aula presencial requer, como locação de espaço, preparo e distribuição de material impresso e seviço de cafe, entre outros.

Figura 3 – Distribuição geográfica dos participantes



Em resumo, o Webmeeting Fleury constitui-se numa ferramenta moderna e de alcance global, possibilitando a empresa divulgar conhecimento científico de qualidade a um número expressivo de médicos.

Agradecimento :  Atitude Mídia Digital - parceira na transmissão do programa.

Participe do 3 Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação!! Ele acontecerá no dia 05/12/2014 na Faculdade Rio Branco. Faça já sua inscrição


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